sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Me ajude a Olhar"


Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o sul.                                                                                                                                     
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.                                                                         
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente dos seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de        beleza.                                                                                                                                                         
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:                                                       
__ Me ajude a olhar!                                                                              


Reflexão:
Olhar através dos olhos dos outros amplia os sentidos da nossa presença no mundo.
Olhar é alcançar o que se esconde sob o manto das aparências.                                 



Referência:
 GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Tradução: Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 1997.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

\0/ Festival de Pipocas \0/

 Aconteceu no dia 18 de setembro de 2010 na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Valéria, na cidade de Salvador um proveitoso e gratificante Festival de Pipocas com as crianças da escola comunitária do bairro, do grupo da catequese do qual faço parte e da comunidade como um todo. Houve muitas brincadeiras, músicas...enfim diversão a berça...

Confiram parte da bagunça:




Piro & Lito
















Foi muito BOM mesmoo...

A palavra do Senhor é lâmpada para nossos pés e Luz para nossos caminhos!

Em Otubro tem mais!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento cientifíco no século XX

   
BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81.

   "Estamos perante processos de mudanças altamente contraditórios e desiguais variáveis na sua intensidade e até na sua direção." Baseada nesta afirmação de Santos(2000:19) Bonilla inicia seu texto com uma discursão sobre as transformações vividas atualmente na sociedade. Transformações estas que na sua essência parecem tão complexas, talvez pelo rítimo pelas quais acontecem, diferentemente das que ocorriam no passado. A autora propõe uma análise minunciosa ao afirmar que o processo de transformação é fruto da cultura, em vista disso as transformações científicas e tecnológicas estão intimamente ligadas com as alterações culturais que vem ocorrendo na sociedade, novas necessidades vão surgindo o que implica na criações de novos mecanismos que visem facilitar a vida da população, suprindo tais necessidades.
   No campo educacional, de modo particular a escola, inserida neste contexto de mudanças constantes no campo científico e tecnológico não pode ficar atrás. Deve acompanher simultâneamente estas evoluções, inserindo os discentes que ainda não tem acesso direto às tecnologias, mas que já acamponham de forma indireta estas novidades. Para isso a autora baseada em Morin(1996), acredita que o modelo pedágogico não pode continuar seguindo programas pré-estabelecidos. A ação da escola deve ser uma estratégia, "um cenário de ação que pode modificar-se em função das informações, dos acontecimentos, dos imprevístos que sobrevenham no curso da ação" (MORIN, 1996: 284-5), uma arte de trabalhar com a incerteza, com o pensamento complexo, um pensamento que sabe que sempre é local, situado em um tempo e em um momento; não um pensamento completo, onisciente, pelo contrário, um pensamento que sabe de antemão que sempre há incerteza.
   Para a alteração do modelo pedagógico atual deve-se investir na formação e qualificação do docente para que assim o educando em formação acompanhe as mudanças tecnológicas do meio social.





                                                                                  

Quanto vale suas amizade nas redes?

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/quanto-vale-a-sua-amizade-nas-redes-22082009-2.shl
 
LEAL, Renata. Quanto Vale a sua amizade nas redes? Revista Info, julho 2009. p 70-71.

   O texto de Renata Leal nos apresenta mais uma influência direta da tecnologia em nossas vidas enfatizando a relação de amizade nas redes sociais de relacionamento.
   Ela explicita a facilidade trazida pela evolução da tecnologia de aproximar pessoas e até que ponto estas aproximações influenciam nossas vidas nos mais diversos aspectos. A cada dia que passa os sites de relacionamento ganham mais adeptos-"só o Facebook tem 200 milhões de perfis"- o que significa que um número considerável de pessoas estão seguindo as massas, isso foi comprovado por um estudo feito pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos que observou se a amizade nos sites de relacionamento influenciam na compra de produtos pela Internet e ficou comprovado que 40% das pessoas são influenciadas por um ou outro amigo na aquisição de algum produto. Vale lembrar também que o mundo virtual é aproveitado pelo mercado comercial para realizar suas propagandas e abrindo assim um outro tipo de mercado, o mercado on line, agregando valor ao seu produto, pois dessa forma amplia a visão do consumidor sob seus produtos e/ou serviços, já que este meio é acessível a uma grande parte da população.
    Este tipo de livre comércio facilita sim a vida das pessoas e insere-as no mundo das tecnologias, porém existe também as falhas, que podem surgir dificultando, dessa forma, a interação vendedor consumidor no ato da compra, podendo causar transtornos futuros em caso de insatisfação do produto ou do serviço prestado. No entanto temos que refletir previamente se há a real necessidade da aquisição do produto e se estaremos dispostos a correr os possíveis riscos.


   E você já adquiriu algo por influência de algum amigo ou propaganda nas redes sociais? Comente.





.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.



              Paulo Freire