sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento cientifíco no século XX

   
BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81.

   "Estamos perante processos de mudanças altamente contraditórios e desiguais variáveis na sua intensidade e até na sua direção." Baseada nesta afirmação de Santos(2000:19) Bonilla inicia seu texto com uma discursão sobre as transformações vividas atualmente na sociedade. Transformações estas que na sua essência parecem tão complexas, talvez pelo rítimo pelas quais acontecem, diferentemente das que ocorriam no passado. A autora propõe uma análise minunciosa ao afirmar que o processo de transformação é fruto da cultura, em vista disso as transformações científicas e tecnológicas estão intimamente ligadas com as alterações culturais que vem ocorrendo na sociedade, novas necessidades vão surgindo o que implica na criações de novos mecanismos que visem facilitar a vida da população, suprindo tais necessidades.
   No campo educacional, de modo particular a escola, inserida neste contexto de mudanças constantes no campo científico e tecnológico não pode ficar atrás. Deve acompanher simultâneamente estas evoluções, inserindo os discentes que ainda não tem acesso direto às tecnologias, mas que já acamponham de forma indireta estas novidades. Para isso a autora baseada em Morin(1996), acredita que o modelo pedágogico não pode continuar seguindo programas pré-estabelecidos. A ação da escola deve ser uma estratégia, "um cenário de ação que pode modificar-se em função das informações, dos acontecimentos, dos imprevístos que sobrevenham no curso da ação" (MORIN, 1996: 284-5), uma arte de trabalhar com a incerteza, com o pensamento complexo, um pensamento que sabe que sempre é local, situado em um tempo e em um momento; não um pensamento completo, onisciente, pelo contrário, um pensamento que sabe de antemão que sempre há incerteza.
   Para a alteração do modelo pedagógico atual deve-se investir na formação e qualificação do docente para que assim o educando em formação acompanhe as mudanças tecnológicas do meio social.





                                                                                  

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